terça-feira, 23 de setembro de 2014

Um bom locutor é, também, um grande vendedor

Não creio que todos os bons vendedores sejam bons locutores, mas todo bom locutor é um grande vendedor. Na realidade, acredito que todos somos vendedores, seja de produtos, serviços ou ideais. Todos somos vendedores e sempre estamos vendendo algo.

No caso do locutor, ele vende a toda hora, seja no rádio, quando o "dia está maravilhoso", ou na TV,  "um excelente produto ou promoção imperdível",  ou mesmo na porta da loja, quando anuncia os produtos de seu cliente.

Quando uma empresa contrata um profissional da voz, ela espera que este profissional venda seus produtos, e sobretudo, venda a ideia que ali está o melhor negócio, mas para isto o locutor precisa comprar a ideia primeiro.

Ao realizar um feirão de carro, por exemplo, é recomendado ao locutor chegar mais cedo e conhecer os carros, entrar, tocar, vislumbrar e até desejar comprar um. Em um supermercado, deve conferir as ofertas e ter a certeza de que aqueles produtos realmente estão mais baratos, assim ficar mais fácil vender o que você já comprou; não o produto em si, mas a ideia.

O grande vendedor é aquele que usa do produto, que acredita, que veste a camisa, este consegue convencer porque já está convencido de que aquele é o melhor para seu cliente.

Um locutor que não compra a ideia, não passa credibilidade. Quando falamos, impomos uma determinada força no que dizemos e essa força afirma se estamos falando a verdade ou se não acreditamos no que estamos pronunciando.


 Por isto, antes de vender, é preciso comprar a ideia.