terça-feira, 23 de setembro de 2014

Locução interna

No post anterior, falamos de Locução externa (porta de loja). Vamos agora relacionar um tipo de locução, que para muitos pode até ser parecido ou igual, mas no propósito é totalmente diferente: a locução interna ou indoor. Veja por que:

- o propósito da porta-de-loja é atrair o público para dentro. A interna é para manter o cliente dentro da loja e fazê-lo comprar mais enquanto lá estiver;

- o tom é determinado pelo estilo da loja e da promoção a ser realizado. Uma loja de público mais qualificado prefere um estilo mais tranquilo que um supermercado popular exige;

- os clientes entendem como uma locução mais up, acelerada, como uma liquidação, oferta relâmpago ou algo do tipo. Não durante todo o tempo, por correr o risco de impossibilitar uma diferenciação nas ofertas e afugentar o público;

- a fala pode ser mais conversada, intimista com o público, como se você falasse com o cliente da loja;

Quem está fazendo compras conta com o locutor para lhe avisar dos destaques da loja. É o estilo que mais se aproxima do rádio, podendo ser o “amigão da dona-de casa” ou o companheiro do comprador solitário ou com a grande (e as vezes barulhenta) família.

Dependendo da loja, um pouco de bom humor (em alto nível) é permitido. O cliente mau-humorado não compra, portanto “quebrar o gelo” do mau humor facilita mais as vendas. Outros itens:

- Imitações são possíveis? Na minha humilde opinião, somente se for muito boa;
- E brincadeiras ou gincanas? De bom gosto, fáceis, cativantes, interagindo com o público, dependendo da loja ajudam muito;

- Criar um suspense prende a atenção. Veja esse vídeo criado por Fábio Fox, um grande amigo meu:

- Estar com o produto? Claro! Você é o apresentador das ofertas! Aliás, peço a sua opinião: vamos chamar o locutor de loja de Apresentador de Ofertas?