terça-feira, 23 de setembro de 2014

Fala & Pausa: Qual é a dose certa?

Quando o locutor esta trabalhando, é normal ele ouvir frases como: "você fala muito" ou "você está falando pouco”.  Neste meio, o profissional se vê pressionado pelo cliente, que se irrita com locução, e pela gerência, que busca atrair mais clientes. Qual é a dose certa?

O profissional de locução deve ter discernimento para dosar o tempo de intervalo entre uma mensagem e outra. O bom senso é sempre o melhor caminho. Não podemos deixar de falar por longos períodos, haja vista sermos pagos para falar. Por outro lado, a locução incessante, sem intervalos, incomoda e torna-se irritante.

Diante deste fio de navalha, precisamos sempre seguir o caminho do meio, equilibrando a locução com pequenas pausas.

Quando me perguntam qual o tempo de pausa e locução ideal, sempre digo que cada caso é um caso, mas normalmente falo durante 60 segundos e dou uma pausa por igual período. O ideal é você falar de no máximo duas promoções a cada vez que abrir o microfone. Assim, sua locução não torna-se enjoativa e você não cansa a audição dos clientes.

Lembre-se: não é falando demais que você vai dizer tudo.


Com bom senso, o locutor encontra a medida certa entre a paz do cliente e os anseios da empresa que o contrata.