Quando o locutor esta trabalhando, é normal ele ouvir
frases como: "você fala muito" ou "você está falando pouco”. Neste meio, o profissional se vê pressionado
pelo cliente, que se irrita com locução, e pela gerência, que busca atrair mais
clientes. Qual é a dose certa?
O profissional de locução deve ter discernimento para
dosar o tempo de intervalo entre uma mensagem e outra. O bom senso é sempre o
melhor caminho. Não podemos deixar de falar por longos períodos, haja vista
sermos pagos para falar. Por outro lado, a locução incessante, sem
intervalos, incomoda e torna-se irritante.
Diante deste fio de navalha, precisamos sempre seguir o
caminho do meio, equilibrando a locução com pequenas pausas.
Quando me perguntam qual o tempo de pausa e locução ideal,
sempre digo que cada caso é um caso, mas normalmente falo durante 60 segundos e
dou uma pausa por igual período. O ideal é você falar de no máximo duas
promoções a cada vez que abrir o microfone. Assim, sua locução não torna-se
enjoativa e você não cansa a audição dos clientes.
Lembre-se: não é falando demais que você vai dizer tudo.
Com bom senso, o locutor encontra a medida certa entre a
paz do cliente e os anseios da empresa que o contrata.