terça-feira, 23 de setembro de 2014

Torne-se um bom locutor

Confira algumas dicas que podem ajudar a você, profissional locutor de loja, a saber lidar com as situações do dia-a-dia, além de melhorar a sua performance.

Nossa carreira infelizmente está tomada por várias pessoas com pouco domínio da língua portuguesa, que só por ter uma voz "boa" são colocados frente ao microfone. É preciso mais! É preciso habilidade para lidar com uma comunicação dinâmica feita para o público, no meio do público. É preciso postura, conhecimento do que está se falando. 

É fundamental aprimorar-se cada vez mais, perceber os erros e saber não repetí-los (ou ao menos procurar evitá-los). Sabendo valorizar a nossa profissão, obteremos o tão sonhado reconhecimento.

PRA COMEÇAR, BOAS DICAS:
-Não tenha com você o tal do "eu sei de tudo", "sou o bam-bam-bam", "sou o melhor locutor", etc. Todos nós somos seres humanos, erramos, e devemos ter a humildade de reconhecer nossas falhas, buscar informações quando necessário e saber conter o nosso "ego".
-Vista-se bem! Você é seu cartão de visita! Seja agenciado, contratado ou trabalhando por conta, você representa toda uma empresa que divulga. Por isso, veja se o vestuário condiz com a situação. Mulheres não devem exagerar no decote, na saia curta ou na barriguinha de fora.
-Faça contatos com colegas locutores, lojistas e outros profissionais. A networking é um apoio ideal para termos trabalhos sempre. Tenha a mão sempre um bom cartão de visita. E tenha um telefone próprio, mesmo que seja pré-pago, e não perca seu número nem mude-o. Hoje em dia se troca de operadora por uma mais vantajosa e mantem o número. Mantenha-o sempre funcionando.
-Saiba captar os pontos positivos de outros profissionais para agregar ao seu trabalho. Não copiar, mas sim se inspirar.
-Reveja seu trabalho de tempos em tempos. É preciso mudar algo? Mude! Empenhe-se. Não sejamos apenas vitrolas de frases feitas. Busque inspiração. Busque improvisar. Crie, não se acanhe. Muitas vezes uma frase bem bolada gera um efeito melhor do que uma frase feita. Naturalidade. Você está conversando com o público, não com um robô!