terça-feira, 23 de setembro de 2014

Dica para iniciantes

Sempre que fazemos locução, percebemos quantidade de pessoas anseiam falar ao microfone, mas, por vergonha ou medo, elas limitam-se a admirar o locutor.

 Precisamos entender que um bom locutor se faz com prática.

 É claro que estudar é primordial. Evidente que ter uma boa pronúncia, dicção correta, e um português afinado são itens indispensáveis, mas é a prática que de um simples locutor, um excelente locutor.

Uma das melhores técnicas para aprimorar a locução é gravar o que se fala e depois ouvir. Para quem está começando e ainda não possui o famoso piloto automático, um texto curto ajuda muito, exercícios vocais são extremamente importantes. Muitas vezes deixados de lado, os exercícios trava língua ajudam na pronúncia, na clareza da fala.

 Muitas vezes percebemos aspirantes a locutores forçando as cordas vocais numa tentativa equivocada de deixarem a voz com um tom mais grave. O que eles não sabem é que, além de desnecessário, este procedimento é extremamente prejudicial à saúde.

 A clareza com que falamos é mais importante do que o tom de voz. É claro que, com o tempo, aprendemos a brincar com a tonalidade para dar uma dinâmica maior a locução, mas você pode ter a melhor voz do mundo, se sua mensagem não for clara, de nada adiantará.

A leitura alta é importante ferramenta para aprimorarmos nossa comunicação, portanto, escolher um livro que goste e ler alto é um excelente caminho,


Se você deseja falar ao microfone, siga estas dicas:

Leia, grave, ouça, estude e pratique sempre.