terça-feira, 23 de setembro de 2014

Motivação, rapaz!

Neste post, vamos falar da alma dos nossos profissionais, aquele algo a mais que não se aprende, mas se obtém: motivação! É ela que faz o nosso trabalho brilhar junto ao público, e mostra que toda técnica não é nada sem sentimento. Pense num cantor de voz poderosa e técnica vocal de qualidade cantando sem emoção, sem sentimento. Não representará muito bem a canção, destacando-se mais outro, possivelmente sem tanto conhecimento, mas com toda carga de emoção que a melodia e a poesia pedem.

Não me julgo o melhor dos motivadores, aliás seria um atrevimento comparado a experts e best-sellers do segmento, mas trago aqui algumas dicas que, espero, tornem seu dia muito melhor:

- Tenha um propósito de vida. Quando você desejar estar em determinada posição social ou financeira, emprego ou a realização de um sonho qualquer daqui a algum tempo, guarde sempre isso contigo. Procure fazer tudo como se cada etapa fosse um degrau subido rumo ao alto (o seu objetivo). Planeje. E cumpra. Ao chegar no alto, verá suas dificuldades que deixou para trás lá embaixo.




- Faça o que ama, ou na pior das hipóteses, ame o que faz. Quando trabalhamos no que gostamos, fazemos melhor e de um jeito mais fácil. Se não é a sua praia, tente ver os pontos positivos da profissão e aprenda o quão importante é seu trabalho, assim gostará mais dele.

- Não se contente em fazer menos que bem-feito. Tenha gosto em trabalhar da melhor maneira possível. Não há nada que não possa ser melhorado. Invente. Reinvente. Tente novos métodos de fazer atrair a atenção do público, e veja o resultado. Menos rotina, mais habilidade e improviso. Almeje fazer sempre melhor a cada dia.

- Se você for comparado, mostre que pode ser ainda melhor. Procure não sofrer com isso, apesar de - eu saber e já ter sentido na pele - ser muito difícil. As pessoas são diferentes entre si. Mostre que você tem as suas qualidades e valorize seus pontos fortes. Policie-se quanto a seus pontos fracos. E não desista, jamais!

- Encare as dificuldades como um desafio. Quando você toma as coisas mais difíceis como prioridades e busca resolvê-las, ao conseguir, o sabor da vitória é indescritível. Prove-o, depois me conte!

- Coloque alma no que divulga. Na sua voz ele não é mais um simples objeto ou serviço. Ganha personalidade, status, sentido, razão de existir. Muitos acham que fazemos as pessoas comprarem sem que tenham vontade. Na verdade mostramos que elas precisam daquele item. Se você tem esse poder, mostre-o em todo seu potencial. Ganhará em credibilidade e fará a diferença.

- Seja curioso. Saiba como funciona exatamente o produto. Para que finalidade, o que trará de benefícios, etc. Isso enriquece seu conteúdo e lhe valoriza.

- Melhore o dia dos outros. O seu dia conseguirá melhorar. Elogie. Quebre o gelo. Cumprimente. Sorria. Fale e aja positivamente. Tenha uma atitude otimista. Seja altruista. Tudo sem exageros. O retorno virá, acredite!

- Tenha sua fé, qualquer que seja sua religião. Quando oramos, rezamos ou meditamos, confiamos nossos problemas a um ser superior a nós, e ele retribui nos dando mais força para superar as dificuldades. Pode parecer um chavão, mas a fé remove montanhas, sim!

- Acredite que você pode, e você conseguirá. Você é o único responsável por estar hoje onde está. O seu amanhã só depende de você. Como pretende estar daqui a um ano? Corra atrás dos seus sonhos ao invés de fugir deles. Lute por seus objetivos. Sua vontade é seu motor. Alimente-o com o combustível da disposição e os aditivos da fé, da esperança e do otimismo. E tudo o que quer conseguirá.